EVOLUCIONISTA - Luiz de Mattos

Revista Eletrônica do Movimento Evolucionista

2ªEdiçao—outubro de 2010  - Recife—Pernambuco

  O P I N I Ã O  D E  U M  R C  I N D E P E N D E N T E

             Todo  ser humano que tiver a mente lúcida para poder pensar e raciocinar bem com  aprumo na direção certa,  que sabe falar e escrever, desde que possa expressar-se  livremente,  tem  a  obrigação social e humana, de contribuir com suas opiniões e sugestões visando sempre  a melhoria das pessoas, das Instituições e do mundo.

             Sabemos que se  em muitos casos, o silencio é de ouro, noutros,  silenciando   poderemos estar tacitamente concordando com o mal feito e assim, estaremos sujeitos a   cometer muitos erros ou até mesmo crimes, por negligencia  ou omissão.  Há no Nordeste do Brasil, um ditado que diz: “Por falta de um grito, perde-se uma boiada”. Então lá vai mais um grito.

             Com Luiz de Mattos e Antonio do Nascimento Cottas, aprendi a não ser omisso e nem  a  conviver com a falsidade e a hipocrisia,  sem  o meu protesto. Quando observei a pratica contrária a esses  princípios ,  no mesmo local, onde aprendi essas lições, não me contive  em silencio e gritei , pensando que assim, seria ouvido,mas não fui.

             Com a consciência aliviada por não mais ser conivente com tais mazelas, sinto-me  liberto e com muita disposição  para continuar a mesma luta do bem contra o mal.

             Embora a minha opinião fosse frequentemente solicitada e   externada com a mesma lealdade e franqueza de sempre, tenha sido inicialmente acatada pelo sucessor de Antonio do Nascimento Cottas, antes e depois de ser investido na presidência do Centro Redentor, essa confiança,  deixou de existir, quando tive de  optar entre a lealdade aos princípios da doutrina, e a lealdade incondicional imposta pelo Chefe.

             Descompromissado e depois livre dessa tutela, sempre que posso, continuo contribuindo, desejando a restauração dos ensinamentos de Luiz de Mattos, desde  quando fundou a doutrina, “Espiritismo Racional Científico Cristão” em 1910, cujos princípios estão explícitos em livros  e nas palestras e conferencias  que  realizou.

             Luiz de Mattos foi um  livre pensador, que levado pela dor decidiu estudar a Vida Fora da Matéria. Homem  destemido e combativo, estudou profundamente a história da humanidade e o comportamento  humano e resolveu lutar contra as suas imperfeições.   Fundou em 1910 o Centro Espírita Redemptor           e depois o jornal “A RAZÃO”            e através desses dois instrumentos, combateu  como ninguém, as mazelas da religião, do espiritismo, da ciência  e da  política.

             Falava e escrevia numa linguagem  vibrante, direta, escorreita para que todos pudessem entender. Suas teses, quase sempre irrespondíveis,  tinham começo, meio e fim e oferecia espaço gratuito em seu jornal, para que os atingidos por ele, pudessem , se quisessem , se defender.

             A Doutrina por ele fundada era o resumo de suas experiências  vividas e praticadas e das suas investigações e pesquisas. Citava sempre os nomes dos personagens e das fontes onde buscava os ensinamentos que transmitia e das afirmações que fazia. (Ver as primeiras edições do livro, “Espiritismo Racional, Cientifico Cristão”

             Ao editar esse Manual de Boa Conduta e conhecimento, não se apresentou como autor, porque  autores eram todos os que por ele foram citados nessa obra. As observações construtivas que  faço, referem-se as alterações que foram feitas nesse livro, a partir da 5ª. Até a 44ª. Edição, com atenção especial para esta última   .

             Que se atualizem as palavras e não se façam mais as mesmas críticas contundentes que ele fez é algo sensato, porque as razões  que o motivaram naquele tempo, não mais existem hoje e o foco dessas questões mudou. Outra coisa bem diferente é trocar palavras  com significados diferentes e pretender que seja a mesma coisa,  assim como,  omitir  as fontes, nas quais o  Mestre  se inspirou.

             Vivemos a época da tecnologia e da comunicação de massa e qualquer  erro  ou contradição   ética, não fica bem para uma doutrina que foi fundada para restaurar todos esses valores.

             Entendo e continuo insistindo nessa tese, que independente  do esforço que se faça usando novas  palavras, como vem sendo feito, a doutrina RC,  queiram ou não é espiritismo, visto pelo lado racional e cientifico dessa questão. Não o espiritismo que inicialmente Luiz de Mattos observou, sendo praticado nas baiucas ou nos terreiros de macumba , porque isso  não é espiritismo. São práticas primitivas indígenas e  rituais  africanos  com sua Federação Própria.

             As Casas Espíritas do Brasil, são vinculadas à FEB- Federação Espírita Brasileira. Espiritismo foi o nome dado por Kardec à doutrina que visa esclarecer o relacionamento entre espíritos encarnados e desencarnados. Tanto Luiz de Mattos como Allan Kardec,  foram dois incansáveis estudiosos dessa matéria.

              Para se falar do primeiro é preciso ler e estudar atentamente tudo que ele disse e deixou escrito. Igualmente  para se falar do segundo, professor e educador emérito, discípulo de Pestalozi é preciso ler e estudar os livros que foram escritos por ele os chamados “Livros da Codificação”. Se não quisermos passar por desinformados, ou ignorantes que  fazem críticas do que não  conhece.

             Ambos persistiram no estudo da Vida fora da Matéria, ou seja o estudo do espiritismo, no campo racional  e científico, sempre em busca da Verdade.

             No fundo essas duas doutrinas RC e Espiritismo, são uma só. Luiz de Mattos tentou unificá-las, mas não conseguiu, talvez nos novos tempos  que vivemos, se isso novamente for tentado  e se  houver vontade dos dois lados, seja possível.

             Alguns espíritas mais conscientes e preparados lutam para  expurgar os ensinamentos de Jean Frederick Roustang, autor dos chamados Quatro Evangelhos, introduzidos e adotados pela  doutrina espírita, praticados na maioria dos Centros Espíritas de todo o mundo que misturam espiritismo com catolicismo.

             Quem se der ao trabalho de ler os livros escritos pelo espírita Herculano Pires, vai se surpreender com a leitura, pensando estar lendo o livro Ciência Espírita de Antonio Pinheiro Guedes, que afirmou ser o espiritismo, Ciência Vasta, Profunda e Eclética, que segue a racionalidade das leis  naturais e imutáveis que regem o Universo.

              Se expurgarem o que se pratica no RC à  revelia do que Luiz de Mattos ensinou, especialmente nas filiais de Cabo Verde, todo ranço religioso introduzido por Maninho de Burgo, cidadão cabo-verdiano, contemporâneo de Luiz de Mattos, no Centro Amor e Caridade na cidade de Santos que  regressou a sua terra  e fundou um Centro Espírita dando prosseguimento a essa doutrina, mantendo os mesmos vícios religiosos anteriores e  que até  hoje predominam, em todas as casas racionalistas daquela região.

             Se esse expurgo fosse feito, nos dois lados, chegaríamos ao ponto da convergência ideal, para o estudo verdadeiro da doutrina “ ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTIFICO CRISTÃO”, e se tornaria uma verdadeira força espiritual em todo o mundo.

             Algumas contradições  precisam de atenção: Depois que retiraram do Estatuto do Centro Redentor a responsabilidade social, inicialmente prevista por Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, como a construção de escolas e ambulatórios, casas de proteção à velhice desamparada e crianças abandonadas, uma das principais razões de terem doado seus bens ao Centro Redentor. Depois disso, se não se faz nada para melhorar a vida dos menos favorecidos, qual o sentido de se continuar usando a palavra CRISTÃO?

             Censura-se o espiritismo porque ajuda os pobres, fazendo caridade. Qual a contribuição social que o Centro Redentor oferece?  Construiu-se o Solar Luiz de Mattos com capacidade para abrigar confortavelmente 72 pessoas, mas serve apenas de casa de passagem , para no Maximo   20 pessoas, que a convite visitam a Casa Matriz. Será que o RC não tem nenhum compromisso social e nem com os mais carentes?

             Aconselhar  apenas, a quem está desnutrido e doente do corpo e da alma, recomendando que estude, trabalhe e se esclareça para conquistar um lugar ao sol,  que não deixa de ser um bom conselho, mas, sem grande efeito prático, porque “saco vazio, não fica em pé” e de estomago vazio, ninguém aprende.       Não terá chegado a hora de se  pensar em fazer algo mais de concreto, para que as pessoas que vão  as  casas racionalistas, alem de receberem,  uma boa orientação espiritual, oferecida por seres que estejam intelectualmente preparados para fazê-lo,  despida de qualquer vaidade ou  preconceito, encontrem também,  um pouco mais de apoio e  calor humano?

              Nas Organizações culturais ou empresariais  modernas , os Executivos dialogam incansavelmente, contratam consultorias especializadas e concedem ampla liberdade na discussão de qualquer tema , antes de tomarem qualquer decisão mais  importante, porque  sem diálogo  e sem liberdade na discussão, o espaço criativo fica  prejudicado . 

             Como observador e critico construtivo, destaco neste momento, pelo menos dois pontos  positivos para o RC. Os livros escritos  pelo Senhor Caruso Samel que enriquecem a   pobre literatura racionalista  cristã e o Espaço  Livre Aberto pela Senhora Ely Pomim.

             Parabéns para ambos. Espero  que o primeiro continue a escrever no seu estilo leve e livre , ainda durante muitos anos e que nunca seja censurado . E a segunda que já se alforriou, nunca se arrependa dessa decisão de  ser livre.

             Que não coloque fechaduras nas portas desse espaço e quando alguém nela bater, faça como o aldeão transmontano, quando a altas horas de uma noite chuvosa,  alguém bateu na sua porta, quando ele estava dormindo e  pediu para pernoitar . E  ele respondeu, lá de dentro: - “ Se é de paz, pode entrar, que a porta está aberta”.- “Mas eu estou a cavalo”, respondeu- “ Se é de paz, entre com cavalo e tudo”.

Fraternal Abraço, para todos que lerem este artigo..

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