EVOLUCIONISTA - Luiz de Mattos

Revista Eletrônica do Movimento Evolucionista

2ªEdiçao—outubro de 2010  - Recife—Pernambuco

AOS VERDADEIROS RACIONALISTAS CRISTÃOS, COM ENERGIA E AFETO

 

             Quando numa  recente Reunião de desdobramento, na Casa Chefe do Racionalismo Cristão, depois das manifestações de alguns Espíritos Superiores, observamos  logo em seguida  á última e contundente manifestação, daquele espírito que quando encarnado, soube  se impor, como verdadeiro  Chefe e Líder, por todos  reconhecido, o desequilíbrio emocional tomar conta, de quase todas as pessoas  ali presentes.

        A conclusão  triste que podemos tirar é que,   os instrumentos mediúnicos, que serviram os espíritos que naquela Reunião, se manifestaram, Humberto  Machado Rodrigues,  Roberto Dias Lopes, Nelson dias Lopes e  Antonio do Nascimento Cottas,  todos nossos velhos conhecidos, não puderam contar com o apoio dos demais que formaram essa corrente. Lamentavelmente o caos  dominou por completo, aquele Grande  Casarão de Vila Izabel.

        Não haverá quem sinta alegria com esse deplorável acontecimento, porém, para nós que acompanhamos o andar dessa carruagem há  quase 60 anos, não foi nenhuma surpresa. Para quem não mais faça parte do corpo  diretivo dessa Instituição, como nós, numa  posição independente e livre, fica  bastante cômoda, sem dúvida, como observador que nunca pensou que essa Instituição chegasse ao ponto que chegou.

        Seguindo o exemplo de Antonio Cottas e Luiz de Mattos, também gostamos de dar “ nome aos bois”, ao fazermos nossas observações e criticas, sempre construtivas. Se numa Instituição que alardeia defender a moral, a honestidade, a transparência, a ética e a verdade, pilares que desde sua fundação a vinham sustentando, se esses fundamentos são desvirtuados dessa maneira, pode chegar o momento, de não haver mais pilares que a  possam sustentar  e evitar seu desmoronamento.

        Como convencer em pleno domínio da Internet, os frequentadores de uma Casa Racionalista,  que as doutrinações do Astral Superior são verdadeiras em especial as que são dadas na Casa Chefe se os médiuns que as transmitem, reúnem-se previamente  na casa  de um dos principais membros do Conselho Superior, para combinar o que é conveniente ser  transmitido  nas Sessões do Centro Redentor, em nome do Astral Superior?

        Não somos  telepáticos e não nos perguntem se espiritualmente estávamos  presente nessa reunião, o certo é que esse espetáculo de mau gosto, encontra-se  gravado  em nosso computador e também já foi salvo em  diversos arquivos  para não se perder essa “preciosidade”.

        Podemos afirmar que este filme  nós já vimos antes, quando as comunicações eram gravadas em cassete e só poderiam  entrar em circulação, depois de serem escolhidas, revisadas e alteradas, sem se darem conta  que essa é uma atitude fraudulenta.

        Será esta é a doutrina que estão querendo expandir para o mundo?  Afinal quem é o Presidente do Centro Redentor atual, Lazaro   Moreira Cezar ou Gilberto Silva? E quem é o Presidente Astral , Antonio Cottas ou Humberto Machado Rodrigues ?

        E a Senhora Marluce Rodrigues não consegue perder o  hábito de manipular as doutrinações? E agora também quer manipular os médiuns, reunindo-os em sua residência, naturalmente desejando que os médiuns só digam o que lhes convém? No nosso tempo, assuntos relacionados com a doutrina só eram tratados  no Centro, com ambiente previamente higienizado e preparado.

        Pelo visto, nem todos concordam com essa pantomima e o conflito instalou-se. Depois de uma Sessão de desdobramento e terem se manifestado esses grandes espíritos, como eles permaneceriam nesse ambiente tão perturbador?

        Repetiu-se com a Sucessão de Humberto, o mesmo que aconteceu com a de Antonio Cottas, tudo feito de afogadilho, quando o de cujos, não tinha mais condição de impor sua vontade. Deveria ter havido preocupação mais séria com a ocupação de tão elevado Encargo.

         Será que só existe racionalistas nos Estados de São Paulo Rio de Janeiro e Minas Gerais?  A sucessão do Papa Chefe da religião que Luiz de Mattos mais combateu é feita com muito mais transparência e civilidade.

        Os Cardeais do mundo inteiro são convocados, para a escolha daquele que só depois de contar com a maioria dos  votos desse  Colégio Eleitoral e  que irá usar a mitra papal.

        Antes disso, para ser padre, precisa estudar muito e conhecer bem toda a liturgia, ser promovido a Bispo por seus feitos , antes de chegar a Cardeal e poder ser um membro qualificado para votar no Vaticano. No Racionalismo Cristão, basta para ser presidente, de qualquer filial, ter algum tempo disponível e gostar da doutrina, prestar

contas a Casa Chefe e não contrariar, ou seja não ter opinião própria e diga sempre  amém ao seu chefe perpétuo.

        Para nomear o Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão, como sucessor de Antonio Cottas, foi preciso, Aleixo Duarte Serra, amigo e leal colaborador  durante mais de 70 anos, juntamente com Dr. Nelson dias Lopes,  convencer o velho Timoneiro, já nos últimos dias de sua vida física, de que não havia ninguém em melhores condições para assumir esse importante encargo, naquele momento, do que Humberto Machado Rodrigues.

        Depois de assumir o posto, Humberto Machado Rodrigues, bem assessorado, por sua excelentíssima esposa, com toda sua experiência de 27 anos de Secretária de Antonio Cottas, começaram a limpar o terreno, afastando todos os que lhe pudessem fazer alguma critica, como foi o caso do seu principal “padrinho” Aleixo Duarte Serra, Nilton Figueiredo de Almeida, Maria Luiza Cottas de Jesus, (esta era sua prima), Angelo Ferreira da Silva e muitos outros, não importando o que tivessem feito pela Doutrina.

        E a Marluce Rodrigues, juntamente com  Herval Tavares de Campos - Rio e São Paulo, como na política, com o apoio dos mineiros , escolheram Gilberto Silva, para ser Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão, porque o resto é periferia.

        Porque não ouvir e convidar para participar dessas decisões todos que sempre demonstraram amor à Causa, embora, nem sempre concordando com tudo que se faz na Casa Chefe e que residem em outros países e nos outros Estados do  Brasil, fora desse   “triangulo das bermudas”? Podem fazer tudo, menos silenciar a voz das consciências livres.

       No nosso entender, usar essa estratégia junto com a esperteza de Maquiavel  para gerenciar Instituições humanitárias e pacificas, nunca deu e nem dará certo.   Alterar os livros da Doutrina, sem uma ampla discussão e pesquisa e ainda retirar do contexto os nomes daqueles que foram os maiores inspiradores de Luiz de Mattos,  como quem quer fazer obra própria, não ficou  bem e nem enobrece, os atuais gestores do RC. Não creio que Lazaro Moreira Cezar entre em guerra com Gilberto Silva, pela Presidência  e gostaria de vê-los se entender  para corrigir não só os erros que já foram cometidos no passado, mas também os erros que já foram e estão sendo cometidos e reconhecidos por ambos, no presente.

        Padre Vieira, Padre Venâncio, Luiz de Mattos, Luiz Alvez Thomaz e Antonio Cottas agradeceriam. A nossa recomendação sincera e gratuita é que pensem mais no futuro  de uma Doutrina que foi fundada para server toda a humanidade e não apenasa uma determinada região do Brasil.

        O nosso compromisso sempre foi  e será, com a Verdade.

 Página inicial